22.6.07

Anti- De Rerum Natura

"Tal como qualquer agricultor sabe reconhecer uma vaca quando a vê, nós cientistas sabemos usualmente o que é a verdade quando a vemos."

Esta frase sintetiza alguma arrogância irritante que me tem afastado deste blog.
Mas qual Verdade senhor professor? A sua?
E quem é que nos deu tal poder (o poder de reconhecer a vaca)?
A verdade felizmente morreu em ciência, como morreram os está provado que, os podemos concluir com toda a certeza que, os está demonstrado que.
O que nos sobra, se queremos fazer ciência decentemente, é, os perante estes dados somos forçados a pensar que, os estes dados sugerem fortemente que, e no máximo, os por enquanto podemos pensar que.
Se andássemos presos pela verdade, ainda achávamos que a terra era o centro do universo e o céu girava à volta da cabeça do Prof. Carlos Fiolhais.
Ensinar ciência é ensinar os seus desafios epistemológicos. É ensinar a duvidar. O bom professor é o que cria a dúvida, porque da dúvida, Prof Fiolhais, é que nasce a ciência.

1 comentário:

salomé disse...

se bem me lembro,dos ensinamentos, a ciência eliminava as 'falsidades'e por exclusão de partes chegava a proposições temporariamente verdadeiras. mas um professor é um professor, uma verdade substantiva, por décadas bem sentadinha em cátedras cheias de caruncho.