29.10.07

A culpa original

Claro que tendo em conta o infinito número de variáveis que influenciam o clima e a capacidade humana finita para as medir, imagino que adivinhar o futuro com certeza absoluta deve ser difícil.
Não sei se a quantidade de merda que deitamos na nossa atmosfera está realmente a alterar o clima, mas também não me parece que ninguém o saiba com certeza- a ciência não tem como fim descobrir a verdade apenas teorias que suportem os dados empíricos actuais.
Enfim nada disto altera a premissa inicial - estamos a deitar uma quantidade enorme de merda para a nossa atmosfera- é capaz de não ser assim muito boa ideia...Não tenho grandes conhecimentos de climatologia mas também não me parece que o João e o André tenham... A industria petrolífera tem avençados entre os bloggers ou o João e o André fazem isto em regime de voluntariado?
Fico realmente perplexo com algumas coisas que escrevem...Há na direita em geral e na direita portuguesa em particular uma incapacidade total de lidar com a culpa, ou com a mera possibilidade dela. Querem imaginar-se puros, tão puros como quando o seu cuzinho foi baptizado, ainda não sabiam dizer papá e mamã e (imaginam que) não tinham desejo, nem pecado, nem ...culpa.Para se protegerem da dita criam as mais fantásticas estratégias: os pobres são pobres porque são burros, os pretos são pobres porque são burros, os burros vão continuar sempre burros porque o malvado do estado "socialista" decidiu querer ensinar-lhes alguma coisa nesta maldição social que é a escola publica. Partilhar da ideia de solidariedade social está-lhes barrado à partida porque isso seria assumir a culpa original - a culpa de que alguns- eles- poderiam ter sido beneficiados e que teriam obrigação de devolver algo a outros.
Já estamos habituados a estes contorcidos raciocínios de desresponsabilização social, mas quando se trata da ideia de andar a poluir o planeta e a foder uma data de gerações que viriam, a ansiedade gerada parece ser demasiada para o seu aparelho cognitivo que, frágil porque puro, entrando em curto-circuito, despeja uma data de cretinices.
A culpa católica é realmente malvada (dizem-me), só pode ser ciciada no escuro e leva a terríveis e assustadoras penitencias...a sós... com deus.