2.2.08

Regicídio


Dom Carlos e o seu filho Luís foram mortos no dia 01 de fev de 1908.
Com eles morreram Manuel Buiça e Alfredo Costa, mas também um terceiro homem, suposto regicida que nada tinha a ver com o atentado.
Por estes dias muitas mentiras e falsificações se têm dito, como sempre abundam as mistificações.
Dom Carlos, qual Darwin da ciência portuguesa, para além de andar no iate Dona Amélia e ter uma vasta coleção de búzios, nada de científico produziu, muito menos deixou escola que o fizesse.
Sobre o sucesso da monarquia, os resultados estão à vista, Portugal, à época uma verdadeira Suécia do início do século, estava mergulhado (pasme-se!) numa crise política social e económica , pese embora tão vastas virtudes do regime monárquico!!!
Como pode um povo, a "piolheira" nas palavras do seu próprio rei, ser tão ingrato para com tão magnânime família, sacrificados em nome da pátria.
Essa mania dos Portugueses fazerem revoluções é uma chatice, que desassossego...
Muitos dizem que será essa a razão do nosso atraso, comparam Portugal com países como a Holanda. Pois até parece que se esquecem que esses países passaram por duas guerras mundiais, foram realmente sacrificados com isso e levantaram-se. Agitação foi coisa que nunca faltou pelo norte da Europa.
Todos sabemos que desenvolvimento económico nada tem a ver com monarquia ou república, a Alemanha é a potência económica da Europa e não consta que sejam uma monarquia.
Mas como diz o inefável Duarte de Brangança " no tempo de Salazar não havia esta obcessão com a o crescimento económico".
Ficamos a saber qual o conceito de estabilidade dos monárquicos: que seja resposta a dignidade de uns, porque os outros não passam de "piolheira".

Sem comentários: