27.6.07

Patrícia Lança para ministra da saúde porque nunca nos iríamos rir tanto - I

Ou acerca de como a Dra Patricia tem uma avença com o Axura.-1

A excelentíssima Patrícia Lança decidiu fazer uma revisão científica sobre a sodomia e outras práticas ditas "insanitárias", porque para a Patrícia o prazer é mesmo só com a pilinha e o pipi (e muito no escuro- porque o escuro protege).
Bom, não percebo muito de epidemiologia, mas sou médico (curso que penso que a Patricia ainda não conseguiu tirar entre o seu serviço na segunda guerra mundial ???!! e os anos como deputada do PSD) e acho que este argumento da autoridade até tem algum valor, quando se tentam fazer revisões científicas sobre.... assuntos médicos.
Assim sendo vou tentar (à medida que o tempo me for permitido) ir falando de algumas das referências em que a Patrícia se suporta para fazer tão digno trabalho.
Diz a Patrícia que:
"Falam absolutamente nada do facto que o jovem homossexual de 20 anos de idade tem só 50 por cento de possibilidades de chegar além dos quarenta anos"
Para dizer isto apoia-se num estudo feito entre 87-92 em Vancouver.
Diz o estudo que:
"If the same pattern of mortality were to continue, we estimate that nearly half of gay and bisexual men currently aged 20 years will not reach their 65th birthday". Mas mais à frente admite a possibilidade de "Under the 9% scenario, gay and bisexual men at age 20 can expect
to live another 46 years and have a total life span of 66 years in this major urban centre"
Estudo feito entre 87-92, quando no pico da epidemia de Sida entre os homens homossexuais e bissexuais, e antes da eficácia terapêutica dos novos antiretrovirais (hoje a infecção por HIV é considerada uma doença crónica). Estudo feito numa altura e cidade em que "HIV/AIDS is the leading cause of death in men between the ages of 25 and 39 years and the leading cause of premature mortality in men before age 75 years." Tão longe da realidade de aqui e agora...
Numa altura e lugar em que era possivel "supor-se" isto:
"we estimated a priori that gay and bisexual men accounted for 95% of known deaths due to HIV/AIDS in this study period."
Porquê ir buscar um estudo tão antigo- caríssima- se calhar porque não encontrou nenhum mais recente que encaixasse tão bem... Ou sequer que encaixasse...
De qualquer maneira, mesmo nesta altura louca, de 65 anos para 40- é um grande salto científico não?

To be continued

5 comentários:

lobotomias disse...

Eu não falo no texto, para não complicar, mas os jovens que terão morrido nesta altura (87-92), fazendo descer a esperança de vida, teriam sido infectados no inicio dos anos 80.Quando informação sobre o HIV e métodos preventivos não existiam.

étoile disse...

Parabéns!Gostei muito deste blog.
Voltarei:)

salomé disse...

1.é bom saber que a heterossexualidade aumenta a esperança de vida.
2.se um maço de cigarros retira 2h30m de vida, quantos minutos de vida retirará um orgasmo homossexual?
3.se fizermos mais estudos de correlação podemos chegar à conclusão de que quem tem aquários é homossexual.
4. pelo sim pelo não homossexuais deste planeta volta-e-meia, na consulta de rotina, façam o frete com o/a clínico(a), só no caso dele(a) ser do sexo posto, e isso dar-vos-á mais uns segundos de vida.

e já agora podemos, ou não, decidir como, e quando queremos morrer?podemos, ou não decidir os riscos que queremos correr?podemos, ou não meter a 'Lança' em África?é que aí, pela sua lógica da causa/efeito devem ser quase todos gays...

lobotomias disse...

Um maço de cigarros tira 2h30 de vida????!!
champix, já a partir de amanhã!

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny