3.8.07

Cruzes canhoto

«Scientists have discovered the first gene which appears to increase the odds of being left-handed.
The Oxford University-led team believe carrying the gene may also slightly raise the risk of developing psychotic mental illness such as schizophrenia.»
O sublinhado é meu. Só para salientar a tradução livre feita desta notícia no sapo:

Este 'está associado' pode significar muita coisa, mas o título não deixa de ser sujestivo: «Gene dos canhotos ligado à esquizofrenia»

Pertencendo aos 10% da população assim ameaçados, são-me familiares os múltiplos estudos que procuram mostrar como o ser-se canhoto pode estar associado a tudo e mais alguma coisa.

No que diz respeito ao gene LRRTM1, no site da Molecular Psychiatry só se consegue aceder ao abstract do estudo em causa, que não é muito esclarecedor (eu não consegui perceber grande coisa, mas também está visto que a actividade intelectual não é o forte dos canhotos. devia dedicar-me ao desporto, não fosse essa prática aumentar ainda mais os riscos de ter um acidente).

1 comentário:

Joaninha disse...

A criatividade está associada aos canhotos, pelo menos era o que me dizia a minha mãe. Mas se calhar era só para eu não me sentir mal por ser canhota ;)